domingo, 1 de junho de 2014

Adélia Prado, pensadora e cantora da vida real

Saindo um pouco de nossa rotina de publicações, trazemos hoje uma apresentação de uma grande pensadora brasileira, ainda pouco conhecida. Adélia Prado, formada em filosofia, poetiza, tem reflexões profundas sobre família, casamento, amor e política. "Poeta do cotidiano", não canta ideias aéreas e de outro mundo, mas da realidade. Queremos, portanto, apresentar alguns traços do seu pensamento e citações de poemas com o objetivo de fazê-la mais conhecida e considerada.

O realismo marca a sua produção. Em uma época que o sentido, a finalidade e o princípio são negados, ou seja, um mundo que só busca viver o hoje e o prazer, sem se preocupar com as consequências de seus atos e da sua justificativa, a sua arte surge como exemplo de equilíbrio humano e paz, que não vem de outro lugar, senão da aceitação do real.


Por isso, ela olha para o casamento como uma vivência de amor que passa, necessariamente, pelo suor da arrumação da casa, do lavar a roupa, a louça, trocar frauda do bebê. É amor sem terceirização. Isso é contraposto ao amor centrado no prazer. Não é uma contradição ao que se prega no mundo hoje?

Ela mesmo resume seus poemas em três temáticas: sexo, morte e Deus. Em outras palavras: amor, drama da vida e Fé. São os três impulsos humanos. O amor é a dedicação ao outro que causa realização e tem sua expressão máxima no casamento (constituído na relação sexual). A morte é a repugnância humana, que não pode ser negada, mas vivida. A fé é o sentido que a vida encontra para se manter, pois o seu fundamento está em Deus. São as temáticas que o resume o viver e o existir.

Por fim, recomendo alguns vídeos de sua participação no programa Roda Viva, no dia 24/03/2014, e uma declamação. Espero que seja muito útil a cada um.

Roda Viva, Bloco 1.
Roda Viva, Bloco 2.
Roda Viva, Bloco 3.
Roda Viva, Bloco 4.
Poema "Casamento"

2 comentários:

  1. Oi Adriano,

    também sou um apreciador da poesia adeliana e, atualmente, estou construindo um blog que divulgue a poesia dela. Se tiver um tempinho dê uma passadinha lá! Um grande abraço, Jônatas.

    P.S.: http://apoesiadeadeliaprado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jônatas,
      Fiquei feliz com a tua visita a este blog e já te adicionei no G+.
      Estava procurando iniciativas como essa e encontrei sem muito esforço :D
      Ótimo trabalho!

      Excluir